segunda-feira, 2 de abril de 2012

        Os relacionamentos interpessoais e os avanços tecnológicos

            As novas tecnologias têm funcionado como poderosas ferramentas capazes de acelerar a solução de tarefas do cotidiano, bem como levar as pessoas a viajarem por lugares desconhecidos sem nem mesmo saírem de casa. Esse instrumento de comunicação com o mundo contribui em muito para facilitar a vida diária diante do frenesi dos últimos tempos. Em contrapartida, a mesma ferramenta capaz de solucionar problemas de forma ágil tem tido efeitos colaterais: pessoas isoladas que só conseguem se comunicar atrás de um aparelho eletrônico, ou seja, as rodas de amigos estão sendo substituídas por conversas a distância, através de chats, e-mails, facebook, dentre outros.
            Outro aspecto relevante é que a atual geração tem vivido em constante conflito com as gerações da atualidade, haja vista que estas não conseguem acompanhar as mudanças tecnológicas que têm sido muito rápidas. Essa divergência tem contribuído para que seres com vivências tão diferentes estejam cada dia mais distantes uns dos outros. As gerações anteriores, ou por que não conseguem ou por que não querem acompanhar esse processo evolutivo, criam barreiras diante do novo, em contrapartida, a nova geração cria um obstáculo ao acreditar que dificilmente alguém que não nasceu dentro deste contexto conseguirá ser capaz de acompanhá-la. Assim sendo, essas diferenças de ideias têm gerado o distanciamento entre pessoas que, mesmo tão perto, estão tão longe.
            Em vista do que foi mencionado, é necessário avaliar as vantagens e desvantagens decorrentes da era digital, levando-se em conta o que queremos deixar para as gerações futuras, lembrando sempre sobre a necessidade de haver uma constante permuta entre as gerações anteriores e a atual geração no que concerne ao avanço alcançado pelo desenvolvimento. Assim como esse processo evolutivo é muito importante, é primordial também que evoluamos a cada dia nos relacionamentos interpessoais para que o nosso legado seja a preocupação em saber lidar com as máquinas, mas, sem no entanto, nos tornarmos  uma delas, dotadas de frieza e sem sentimentos, ou seja, devemos a cada dia procurar manter acesa a chama do calor humano.
Denise Ribeiro
 ________________________________________________ Gostou desta postagem? Deixe seu comentário, sugestão ou nos envie arquivos para serem compartilhados com nossos amigos. Nosso e-mail é: prof_letras@hotmail.com

4 comentários:

  1. Olá meninas...
    Descobri o blog de vcs quando estava à procura de idéias para um plano de aulas (adjetivos para uma turma do 6ºano) e, me encantei com o cantinho de vcs, claro que vou seguir, amei as idéias e sugestões...

    ps: meu blog é relacionado a artesanato, mas sou professora, é que estive afastada, mas estou retomando as minhas atividades, ah, obrigada pela partilha de conecimentos tão lindos...

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Mande-nos o link do seu blog para podermos compartilhar. Bjs Denise Ribeiro

      Excluir
  2. Amiga, este texto me fez lembrar o livro que estou trabalhando com o meus alunos (O Colapso dos bibelôs - Ed. Moderna - Maria Luiza Abaurre). Boa indicação.
    Fala basicamente do impacto dos meios de comunicação virtual no estabelecimento das nossas relações afetivas mais importantes. Provoca uma reflexão sobre o impacto do ciberespaço na constituição da identidade e no estabelecimento das relações pessoais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fica então a dica para todos! Bjks

      Denise Ribeiro

      Excluir

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).