terça-feira, 16 de março de 2010

Cidade de Deus - Rubem Fonseca

Análise da estrutura da Narrativa

INTRODUÇÃO

José Rubem Fonseca, nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 11 de maio de 1925. Formou-se em Direito, tendo exercido várias atividades antes de dedicar-se inteiramente à literatura. Em 31 de dezembro de 1952 iniciou sua carreira na polícia, como comissário, no 16º Distrito Policial, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Após sair da polícia, Rubem Fonseca trabalhou na Light até se dedicar integralmente à literatura.

Rubem Fonseca é um dos poucos autores que consegue transmitir em seu texto a realidade como ela é. Talvez por ter trabalhado na polícia e conhecer o mundo dos escroques, das prostitutas, dos agiotas, dos policiais corruptos, dos bandidos de colarinho branco, enfim, ele sabe retratar a realidade marginal. Os criminosos de Rubem Fonseca têm um perfil praticamente psicopata, já que cometem seus crimes sem remorsos. Sua narrativa é meticulosamente bruta ao retratar a violência carioca.

Cidade de Deus

João Romeiro, mais conhecido como Zinho, é grande traficante de drogas da Cidade de Deus. Homem rude e que vive com Soraia Gonçalves em um condomínio de classe média alta, na Barra da Tijuca. Para todos os vizinhos, ele trabalha em uma firma de importação. Da mesma forma como é obedecido na Cidade de Deus, gosta de ser obedecido por sua mulher.

Certo dia, Soraia, a fim de se vingar, pede que Zinho mate um menino de 7 anos, filho de uma mulher que lhe roubou um ex-namorado. Sua intenção era que através da morte do menino a mãe sofresse muito. Zinho atende ao pedido de Soraia e, sem dó nem piedade, mata o menino com requintes de crueldade, devolvendo-o a sua mãe aos pedaços. Soraia ao saber que Zinho cumprira o prometido, espera-o dormir, pega o retrato de seu ex-namorado, e chorando muito, aperta-o contra o peito e diz "Amor de minha vida", demonstrando assim o seu amor doentio.

O conto Cidade de Deus é o relato do amor frustrado que busca algum tipo de compensação na vingança, onde um homem mata brutalmente uma criança, a pedido de sua mulher só porque esta queria vingar-se da mãe da mesma.

O texto demonstra a capacidade humana em buscar não uma evolução, mas a derradeira para um buraco onde habita o fracasso da civilidade. Podemos dizer que nas entrelinhas do conto de Rubens Fonseca, temos a real situação do que é hoje a humanidade. Caindo por terra todo o nosso sonho sobre civilização.

Análise da estrutura da Narrativa
Ação

Exposição – O texto começa com a apresentação de João Romeiro, mais conhecido como Zinho, e que é um grande traficante de drogas da Cidade de Deus e de Soraia, a mulher com quem ele vive.

Enredo – Soraia pede que Zinho mate uma pessoa, um menino de 7 anos. Ela queria se vingar de uma mulher que lhe roubou um ex-namorado, fazendo-a sofrer muito com a morte do filho. Zinho atende ao pedido de Soraia e, sem dó nem piedade, mata o menino com requintes de crueldade, devolvendo-o a sua mãe aos pedaços.

Desfecho (conclusão) – Soraia ao saber que Zinho cumprira o prometido, espera-o dormir, pega o retrato de seu ex-namorado, e chorando muito, aperta-o contra o peito e diz "Amor de minha vida", demonstrando assim o seu amor doentio.

Personagens

Principais: João Rameiro (Zinho) e Soraia Gonçalves.
Secundários: Rodrigo (ex-namorado de Soraia), o menino de 7 anos e a mãe dele (namorada de Rodrigo).

“Cidade de Deus” apresenta como personagens principais: João Rameiro (Zinho), traficante de uma favela e Soraia Gonçalves, moradora de um condomínio de classe média alta da Barra da Tijuca. Ambos os personagens são perversos e frios, mesmo sendo de origens diferentes. Pessoas como essas convivem conosco todos os dias, representando a realidade em que vivemos, onde a violência não está só ligada a miséria, mas também a personalidade de cada um. Ainda temos nesta narrativa como personagens secundários: Rodrigo (ex-namorado de Soraia), o menino de 7 anos e a mãe dele (namorada de Rodrigo), vítimas dessa crueldade. E, assim como eles, somos vítimas dessa violência existente em nossa sociedade onde, todos os dias, pessoas são mortas de forma cruel por indivíduos sem nenhum escrúpulo.

Tempo

A maior parte do texto é escrito com verbos no tempo presente, no entanto, não há como determinar exatamente o tempo transcorrido, porém, podemos fazer algumas observações durante o desenrolar da trama.

No início do conto, Zinho e Soraia, já estão há aproximadamente dois meses juntos. Durante o desenrolar da trama, Zinho some alguns dias e vai para a favela, após ter recebido uma grande quantidade de Drogas. Este tempo podemos pressupor que foram três dias, pois é relatado que o mesmo chega em casa após três dias de distribuição de cocaína em seus pontos de venda. Após o pedido horrível de Soraia, Zinho fica fora de cada mais dois dias e o texto encerra com o seu retorno após ter cumprido o prometido.

Espaço

Esse conto ocorre em alguns bairros do Rio de Janeiro, como a Barra da Tijuca, onde moram Zinho e Soraia, em meio à classe média alta; a favela Cidade de Deus, onde acontece o crime e o bairro da Taquara, onde mora a mãe do menino de 7 anos.

Narrador

O narrador de “Cidade de Deus” relata o que acontece com os personagens, explicitando seus sentimentos e detalhes de suas relações, mostrando-se presente durante toda a trama.

Fontes Bibliográficas:
______. Literatura Brasileira III – Rio de Janeiro: UCB, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).