sábado, 20 de março de 2010

GÍRIA X JARGÃO

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS são variações que uma língua apresenta. Essas variações são justificadas não apenas pelo fato histórico, que, necessariamente, leva a profundas transformações qualquer língua, como também pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias profissionais.
O que é muito importante compreender é que essas variações não devem ser vistas como 'erro' e sim como variações.
A GÍRIA é uma das variedades que a língua pode apresentar. A língua varia  no tempo e no espaço, onde essas variações são as palavras que entram e saem da moda, de tempos em tempos.
Geralmente é criada por um grupo social (jovens, surfistas, rap, funk, etc).


A gíria é chamada de jargão quando é restrita a uma profissão.
O JARGÃO é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão. Ex: Jornalistas, médicos, dentistas. psicólogos e outras profissões.
Portanto, para saber se adequar a diferentes situações de comunicação, com variações linguísticas próprias de cada ocasião, você precisa ser um "poliglota na própria língua"...


Fonte:
*Português: Linguagens
 Tereza Cochar Magalhães e William Roberto Cereja
 Volume único - Atual Editora

________________________________________________________________________________

Gostou desta postagem? Deixe seu comentário, sugestão ou nos envie arquivos para serem compartilhados com nossos amigos.
Nosso e-mail é: prof_letras@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).