quarta-feira, 17 de março de 2010

PLANO DE AULA

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental.

TEMA: Adjetivo

TEMPO DE AULA: 2 de 50 minutos

OBJETIVO: Levar os alunos a identificarem as características, qualidades, defeitos, aparências e estados dos seres, para que assim, possam compreender melhor o mundo em que vivemos, respeitando as diferenças e semelhanças de cada indivíduo.

METODOLOGIA:

1º momento: Acionamento do conhecimento prévio:

1. Separar a turma em grupos.
2. Distribuir revistas e jornais aos alunos, pedindo que selecionem gravuras e fotografias, que sejam de seus interesses.
3. Distribuir cartelas coloridas com adjetivos variados (os adjetivos poderão ser repetidos) e pedir que os alunos escolham aqueles que melhor correspondam às gravuras que escolheram.
4. Colar na lousa: as figuras e os adjetivos escolhidos por cada grupo.
5. Após a execução da atividade, explicar o porquê dos adjetivos tendo como parâmetro as respostas dadas pelos grupos.

TEMPO ESTIMADO: 30 minutos

2º momento: Desenvolvimento:

Realizar a explicação da classe gramatical, fazendo uso da lousa e de exemplos previamente definidos.

  • Os adjetivos modificam os substantivos dando-lhes qualidades, defeitos, demonstrando seu estado e sua origem.

  •  Demonstrar na lousa os exemplos abaixo:
 Qualidade: Menina estudiosa.

 Defeito: Menina gulosa.

 Estado: Menina feliz.

 Aspecto ou aparência: Menina magra.

 Origem: Menina brasileira.


  • Oferecer uma folha para que cada aluno utilize adjetivos para fazer a sua própria descrição, tornando assim possível a sua identificação através de suas características pessoais, constando uma qualidade, um defeito, sua aparência (cor dos olhos e cabelos...), sua origem etc.

  • Após a entrega das respostas fazer a dinâmica, “Quem sou eu?”.
Os alunos deverão adivinhar de que aluno se está falando.

Com o desenvolvimento desta atividade será possível avaliar se houve ou não a compreensão do ponto gramatical apresentado e a percepção de sua funcionalidade dentro do contexto comunicativo.

TEMPO ESTIMADO: 40 minutos

AVALIAÇÃO:


  • Entregar aos alunos o poema “As borboletas”, de Vinícius de Moraes e a Charge (Hagar)

  • Pedir para que eles, em dupla, descubram os adjetivos que aparecem nos dois textos.

  • Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e levá-los ao debate.

  •  Registrar o desempenho dos alunos individualmente e da turma de forma geral, para acompanhar o desenvolvimento de cada um e verificar se o objetivo foi alcançado.
TEMPO ESTIMADO: 30 minutos

Texto 1


As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então. . .
Oh, que escuridão!

(Vinícius de Moraes)



Elaborado por: Denise Ribeiro



Referências bibliográficas:

CEREJA, W. R. e MAGALHÃES, T. C. - Gramática: texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 1998.
SARMENTO, L. L e TUFANO, D. – Português: literatura, gramática, produção de texto.– São Paulo: Moderna, 2004.
MARTOS, C. R. – Português: viver e aprender. - São Paulo: Saraiva, 1994.

8 comentários:

  1. muito boa a aula, para nós aqui na argentina que nao temos material é bom achar estes sites para poder adaptar os jogos a nosso curriculum do portugues para estrangeiros na provincia de misiones limítrofe com o brasil disculpas pela falta de acentos mas minha neetbok nao tem o programa adecuado e aindo do mais nao sei utilizar completamento este aparelho obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns³!!!! Dicas perfeitas e bem elaboradas, que rendem bons momentos na sala de aula e desperta a atenção para um assunto chatinho de se trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Só sugiro que o texto literário seja evitado nesta etapa da abordagem gramatical.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Parabéns³!!!! Dicas perfeitas e muito bem elaboradas, que rendem bons momentos na sala de aula e desperta, saindo da coisa engessada de sempre, uma metodologia diferenciada torna aula mais atraente.E divertida para os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, prof.!!!

    ResponderExcluir

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).