segunda-feira, 8 de março de 2010

TEXTOS

PERSPECTIVAS DE GÊNEROS
1- Científico

O texto científico é um espaço complexo de constituição do conhecimento científico. O objetivo do texto científico é produzir e divulgar verdades científicas. Por conta desse objetivo, esse texto não se direciona apenas à academia e sim à humanidade.

Estrutura:

• Introdução – desenvolvimento – conclusão
• Complementares: prefácio, sumário, referências...

Características:

• Descreve o processo de pesquisa detalhadamente, para que outro pesquisador possa refazê-la, se o desejar.
• Escrita descritiva e argumentativa.
• Bom uso das informações documentadas (fichamento) – demonstrar conhecimento aprofundado do assunto.
• Disposição coerente e oportuna do raciocínio do investigador.
• Versa sobre temas que podem ser tratados cientificamente, à luz da experimentação, do raciocínio lógico, da análise, da aplicação de um método/técnica.
• Objetiva expor informações comprovadas ou passíveis de comprovação, divulgar ideias próprias ou de outrem, partilhar um saber, informar.
• Estilo marcado pela objetividade, precisão, clareza, concisão, simplicidade e formalidade.
• Impessoalidade no texto, ou seja, o uso da terceira pessoa do singular na voz ativa. Exemplo: “Pretende-se, neste estudo...”, “Justifica-se, assim,...”.
• Linguagem respeitando o padrão culto da escrita, usando terminologia específica da área do saber, recorrência ao sentido denotativo da palavra.

Exemplo de texto científico:

“Este trabalho visa empreender reflexões acerca do uso de atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa pautado pela experiência já consagrada desse tipo de atividade no ensino de Língua Inglesa, notadamente em cursos extracurriculares de idiomas. [...]”.

(Costa, Andréa Volante - O lúdico na sala de aula de língua portuguesa no fundamental, 2008.).

O texto acima é científico, pois versa sobre um tema que podem ser tratado cientificamente, à luz da experimentação, do raciocínio lógico, da análise, da aplicação de um método/técnica.

Este texto, em especial, objetiva expor informações comprovadas ou passíveis de comprovação, divulga ideias próprias ou de outrem, partilha um saber, informa. A linguagem utilizada respeita o padrão culto da escrita, usando terminologia específica da área do saber, recorrendo ao sentido denotativo da palavra.


2- Didático

Os textos didáticos são utilitários, criados com o intuito de transmitir conhecimento e de maneira a que todos os leitores, ao final da leitura, cheguem a uma mesma, específica e única interpretação.

Características:

• São impessoais e objetivos, abordando fatos e eventos pretensamente acontecidos, assim como informações científicas ou técnicas consideradas verdadeiras, tudo isso vinculado a programas educacionais.

Exemplo de texto didático:

"A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras. Expedições que reuniam às vezes milhares de índios lançaram-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. (…) A grande bandeira de Manuel Preto e Raposo Tavares que atacou a região de Guaíra em 1629, por exemplo, era composta de 69 brancos, 900 mamelucos e 2.000 indígenas."

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp, p.94).

Este texto é caracterizado como didático, pois é um texto que visa expor um conteúdo específico da História do Brasil em uma linguagem acessível aos professores e alunos do ensino médio ou superior e por ser, em especial, um texto voltado para o processo de ensino-aprendizagem.

3- Jornalístico

A função de um jornal é informar, "sem expor uma opinião própria do autor". Portanto, um texto jornalístico deve ser coerente e claro para que possa informar corretamente e não dar chances a segundas interpretações.

Um exemplo desse tipo de texto são as notícias de acidentes. Dia, hora e motivos são detalhados e por mais grotescos que sejam, são narrados sem sentimentos de pena ou compaixão. Podemos citar como exemplo também as notícias políticas que informam ao público sem que o autor mencione se tais ações são boas ou ruins ao seu olhar.

Características:

• Linguagem formal e direta.
• Sua forma de escrita é impessoal, sendo escrito na 3ª pessoa.
• Nesse texto, se usa língua culta. Gírias e jargões ficam em aspas.

Exemplo de texto Jornalístico:

Lula: país que acha petróleo na profundidade pode achar avião
JB Online
GUATEMALA - Durante visita oficial à Cidade da Guatemala, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva mostrou-se confiante nas buscas ao AF 447 da Air France, que desapareceu perto da região costeira do Brasil na noite deste domingo. O mandatário declarou que "um país que pode achar petróleo a 6 mil m de profundidade pode achar um avião a 2 mil m".


Lula disse ainda que está recebendo relatórios periódicos sobre as buscas aos destroços da aeronave por parte do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que, informou, há pouco, no Rio, que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou destroços do avião.


Quanto à caixa-preta, o presidente disse que não há "nenhum sinal", mas se mostrou confiante na possibilidade de encontrá-la assim que o avião for localizado.

(http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/02/e020612575.asp) Em 02/06/2009

Este texto é caracterizado como jornalístico, pois tem como propósito tematizar e difundir as novidades, o que de novo acontece com os homens e o mundo. O texto que tem como objetivo ainda transmitir ao leitor uma nova informação a respeito de acontecimentos, objetos ou pessoas. Geralmente, inicia-se com o fato mais importante para finalizar com os detalhes.

Na notícia acima podemos observar a presença de um título (que sintetiza o tema central e atrai a atenção do leitor), de uma introdução ou lead (em que se procura dar informações sobre o que aconteceu, quando aconteceu, onde, como e por que) e o desenvolvimento (ampliação do tema por meio de detalhes). É um texto escrito em terceira pessoa para manter o redator à margem do que conta e prima pela objetividade e economia de linguagem. Para tanto, faz-se uso da voz passiva e do recurso de inserir o discurso direto no texto. Essa inserção visa comprovar os dados apresentados pelo jornalista, bem como dar-lhes maior credibilidade. Assim, a escolha dos elementos que compõem a notícia revela o sentido que se quer dar ao assunto.

4- Jurídico

A constituição do texto jurídico obedece aos mesmos princípios redacionais do texto comum, com introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto jurídico deve ser muito bem escrito, porque, dentre outros objetivos, tem em mira tratar de assuntos pertinentes aos direitos individuais das pessoas.

O texto jurídico deve ser claro e preciso, pois, representado nas diversas peças processuais – petição inicial, contestação, apelação etc. – leva a pretensão jurídica da pessoa que se envolve em uma demanda judicial. Nesse caso, exigem-se do profissional do Direito competência linguística e capacidade intelectual, pois ele deve dominar as técnicas da redação forense para veicular com propriedade sua mensagem jurídica.


Exemplo de texto Jurídico:

REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
LIVRO I
DA FINALIDADE E DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS
TÍTULO III
DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Art. 3º A assistência social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à seguridade social.


Parágrafo único. A organização da assistência social obedecerá às seguintes diretrizes:
I - descentralização político-administrativa; e
II - participação da população na formulação e controle das ações em todos os níveis.[...]

(http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1999/3048.htm)

Este texto é caracterizado como jurídico por se tratar de uma legislação vigente e possuir uma regulamentação específica com a utilização de termos técnicos e um vocabulário próprio.

5- Filosófico

É importante destacar que um texto filosófico não é, a priori, uma narração, mas uma dissertação e uma dissertação argumentativa, não-expositiva. Nesse sentido, ele não visa a transmitir informações como, por exemplo, um texto jornalístico. O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão.

Exemplo de texto filosófico:

“É um dever dizer a verdade. O conceito de dever é inseparável do conceito do direito. Um dever é o que num ser corresponde aos direitos de outrem. Onde nenhum direito existe também não há deveres. Por conseguinte, dizer a verdade é um dever, mas apenas em relação àquele que tem direito à verdade. Nenhum homem, porém, tem o direito a uma verdade que prejudica outro.” O proton pseudos encontra-se aqui na proposição: “Dizer a verdade é um dever, mas só em relação àquele que tem direito à verdade.” (Kant)

Este texto é caracterizado como filosófico, pois dá margem para interpretações comumente aceitas pelo homem e constitui inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana.

6- Político

O texto político é um texto argumentativo, fortemente persuasivo, em nome do bem comum, alicerçado por pontos de vista do emissor ou de enunciadores que representa, e por informações compartilhadas que traduzem valores sociais, políticos, religiosos e outros. Frequentemente apresenta-se como uma fala coletiva que procura sobrepor-se em nome de interesses da comunidade e constituir norma de futuro. Está inserido numa dinâmica social que constantemente o altera e ajusta a novas circunstâncias. Em períodos eleitorais, a sua maleabilidade permite sempre uma resposta que oscila entre a satisfação individual e os grandes objetivos sociais da resolução das necessidades elementares dos outros.

Hannah Arendt (em The Human Condition) afirma que o discurso político e o texto político têm por finalidade a persuasão do outro, quer para que a sua opinião se imponha, quer para que os outros o admirem. Para isso, necessita da argumentação, que envolve o raciocínio, e da eloquência da oratória, que procura seduzir recorrendo a afetos e sentimentos.

O texto político é, provavelmente, tão antigo quanto a vida do ser humano em sociedade. Na Grécia antiga, o político era o cidadão da “pólis” (cidade, vida em sociedade) que, responsável pelos negócios públicos, decidia tudo em diálogo na “agora” (praça onde se realizavam as assembleias dos cidadãos), mediante palavras persuasivas. Daí o aparecimento do discurso político, baseado na retórica e na oratória, orientado para convencer o povo. O discurso político e o texto político implicam um espaço de visibilidade para o cidadão, que procura impor as suas ideias, os seus valores e projetos, recorrendo à força persuasiva da palavra, instaurando um processo de sedução, através de recursos estéticos como certas construções, metáforas, imagens e jogos linguísticos.

Exemplo de texto político:

DISCURSO DO PRESIDENTE LULA
SEMINÁRIO PARA INVESTIDORES
Genebra 29 jan 2004


Vim a Genebra para falar-lhes do Brasil, de sua economia e das oportunidades que apresenta para o investidor estrangeiro.
O Brasil é hoje um País de sólidas instituições democráticas e uma estável e diversificada economia.
A confiança em mim depositada me permite reunir as forças criativas da sociedade brasileira para enfrentar os desequilíbrios macroeconômicos que herdei.
Meu Governo dispõe de condições para superar os obstáculos ao desenvolvimento econômico e social do país. [...]

Este texto é caracterizado como político, pois apresenta à nação as propostas de governo de um líder político e explica as táticas a serem utilizadas no seu mandato etc.

O Presidente Lula é um representante do nosso país. No trecho acima, ele apresenta-se para o coletivo, informando e procurando impor as suas ideias, os seus valores e projetos, recorrendo à força persuasiva da palavra, instaurando um processo de sedução, através de recursos estéticos. Valendo-se da persuasão e da eloquência, fundamenta-se em decisões sobre o futuro, prometendo o que poderá vir a ser feito.

7- Crítico

O termo crítica provém do grego kritiké e é definido pelo Novo Aurélio Século XXI (1999) como a arte ou faculdade de examinar ou julgar as obras do espírito, em particular as de caráter literário ou artístico.

Texto crítico é uma produção textual que parte de um processo reflexivo e analítico gerando um conteúdo com crítica construtiva e bem fundamentada.

Um bom crítico é aquele como um todo significativo, tentando descobrir o que ele significa, como, por que, com quais elementos etc.

Exemplo de texto crítico:

O texto abaixo é uma análise crítica do poema “No meio do caminho” de Carlos Drummond de Andrade.

Do jeito que está, inamovível mas apavorante, monótona mas inesquecível, a pedra diz mais sobre o andarilho do que sobre a andança, encerra mais sobre o caminhante do que sobre seu caminho interrompido. Chega a parecer que ela emergiu de repente — Drummond se surpreende absurdamente com tal pedra. Seu olhar ora parece fazer mais e mais voltas sobre a pedra, ora parece fixar-se nela, como que buscando revelações. É nas retinas que se formam as imagens capturadas pelo olhar humano, mesmo que essas retinas estejam "fatigadas", como assume o poeta. Mas, ao dar-se conta da pedra, ao perceber algo incomum na sua trajetória, esse fato converte-se num "acontecimento".

O uso do termo “crítica” tem o sentido de fazer uma opção pessoal de qualificar uma obra em escala (de péssima a excelente) e o leitor que concorde ou discorde. Cabe ao crítico tentar compreender a obra, colocar-se no lugar do outro, seus preceitos, para então sedimentar as ideias e, mesmo que exprimindo dúvidas, chegar a uma avaliação.

O texto acima é caracterizado como crítico, pois examina uma determinada obra procurando trazer uma interpretação do que o autor quis dizer nas entrelinhas do poema.

8- Literário

O texto literário tem uma dimensão estética, plurissignificativa e de intenso dinamismo, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. É, portanto, um espaço relevante de reflexão sobre a realidade, envolvendo um processo de recriação lúdica dessa realidade.

Não é o tema, mas sim a maneira como ele é explorado formalmente que vai caracterizar um texto como literário. Assim, não há temas específicos de textos literários, nem temas inadequados a esse tipo de texto.

A produção de um texto literário implica:

• a valorização da forma
• a reflexão sobre o real
• a reconstrução da linguagem
• a plurissignificação
• a intangibilidade da organização lingüística

Exemplo de texto literário:

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim. [...]

"O açúcar" (Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980, pp.227-228)

Este texto é caracterizado como literário, pois tem uma dimensão estética e intenso dinamismo, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. É, portanto, um espaço de reflexão sobre a realidade, envolvendo um processo de recriação da mesma.

“O açúcar” consegue produzir um efeito estético e proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor. O texto literário é, portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafórico das palavras.


9- Religioso

A linguagem religiosa é um produto das relações de uma determinada comunidade religiosa, diferenciando-se da linguagem comum, havendo marcas de um discurso mais particular. Esse discurso torna-se um registro onde grupos distintos compartilham uma “consciência linguística” de maneira que possam afirmar suas crenças.

Este registro estabelece uma variedade de significados indo de acordo com a situação em que é introduzido, por referir-se a uma alternativa em que um falante ou um grupo de falantes utiliza para serem compreendido em uma determinada situação.

Exemplo de texto religioso:

O Alcorão Sagrado


Os contemporâneos de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) foram, sem dúvida, os maiores mestre da língua árabe com motivos para produzir um texto sem rival.

Mas eles não poderiam produzir nada como o Alcorão, em conteúdo e estilo, Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não tinha preparação escolar formal, mas não fez segredo disso, o seu maior crédito era que sendo iletrado, viveu entre povo iletrado para ensinar a humanidade inteira, a verdadeira Mensagem de Deus para toda à humanidade. Este é o primeiro fato acerca do Alcorão, ou seja, a palavra de Deus.[...]


[...] Deus diz no Alcorão:

''E também te inspiramos com um Espírito, por ordem Nossa, antes do que conhecias o que era o Livro, nem a fé; porém, fizemos dele uma Luz, mediante a qual guiamos quem Nos apraz dentre Nossos servos. E tu certamente te orientas para uma senda reta. A senda de Deus, a quem pertence tudo quanto existe nos céus e na terra. Acaso, não retornarão a Deus todas as coisas?'' (42ª Surata, versículos 52-53).

As palavras ''Ruh'' e ''Sad'', que significam que o Alcorão origina a vida, estimula a alma, irradia a luz que ilumina os corações dos tementes a Deus, este é o gênero de dinamismo espiritual do qual nos fala o Alcorão.

(http://www.islam.org.br/o_alcorao_sagrado.htm).

Este texto é caracterizado como religioso, pois especificamente é um texto argumentativo, cujas características são a intenção persuasiva, defendendo um ponto de vista sobre o Alcorão, possui argumentos que o fundamentam, sua linguagem é de acordo com o padrão culto formal da língua, e encontramos presença de expressões que encabeçam opiniões pessoais.

Os textos sagrados estão carregados de normas, ensinamentos, preceitos que têm função de regular a vida e garantir uma boa convivência social. Neste sentido, a leitura dos textos no espaço religioso e doutrinal estimula o fiel na sua adesão de fé.



Referências bibliográficas:

http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u35.jhtm
http://www.lusosofia.net/textos/kant_sobre_um_suposto_direito_de_mentir.pdf
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/949072
http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto
http://www.facasper.com.br/cultura/site/noticia.php?tabela=noticias&id=37
http://www.unctad.org/sections/edm_dir/docs//Lula_statement290104_pt.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/lii/liitxt3.htm
http://www.abdir.com.br/doutrina/ver.asp?art_id=361&categoria=Linguagem%20Forense
http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1999/3048.htm
http://www-usr.inf.ufsm.br/~august/pesquisa/textocientifico.ppt#284,17,Textocientífico
http://www.uag.ufrpe.br/docs/Juliene_III.pdf
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/02/e020612575.asp
http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_professor_virtual_perguntas_texto_literario.html
http://www.islam.org.br/o_alcorao_sagrado.htm

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