quarta-feira, 10 de março de 2010

Estrutura dos verbos - Parte II

Vamos agora ver um pouquinho sobre cada uma desses elementos estruturais...


RADICAL

Radical é a parte que contém a significação básica da palavra. Normalmente ela se repete em todos os modos e tempos, sem sofrer modificações. Para obter o radical de um verbo, basta eliminar as duas últimas letras do infinitivo.

and - ar
bat – er
permit – ir
ouv – ir
perd - er

Obs.: Os verbos irregulares afastam-se do modelo padrão de conjugação, pois apresentam pequenas alterações, que podem ocorrer tanto no radical como nas desinências.

Variante de radical

É o radical que apresenta diferença fonética em relação ao radical base, sem alterar o sentido. Caracteriza os verbos irregulares.

Ex.: Fazer -> FAZ é o radical base.

Faço, Fizeste, Fez -> FAÇ, FIZ, FEZ são variantes de radical.

Obs.: Alteração gráfica: é a mudança gráfica que o radical sofre para manter a mesma estrutura fonética. Não é variante de radical. Não caracteriza uma irregularidade verbal. Os verbos são regulares.

Ex.: DIRIGir -> DIRIJo ; JOGar -> JOGUemos

VOGAL TEMÁTICA

Vogal Temática é a parte que indica a conjugação a que os verbos pertencem, constituída pela vogal que aparece depois do radical. É o elemento que possibilita a ligação entre o radical e as desinências.

• -a- indica a 1ª conjugação: pular, solar, deixar.
• -e- indica a 2ª conjugação: fazer, esquecer, sofrer, viver.
• -i- indica a 3ª conjugação: permitir, assistir, decidir.

Obs.: O verbo pôr e seus derivados (supor, depor, repor, compor, etc) pertencem à segunda conjugação, pois sua vogal temática é -e-, obtida de forma portuguesa arcaica poer, do latim ponere.

TEMA

Dá-se o nome de Tema ao conjunto formado pelo radical e pela vogal temática.
fala – r
bebe - r
fugi – r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Todos os comentários são lidos e moderados previamente.

*Para exibir sua foto, escreva o seu comentário e clique em "Visualizar" e em seguida clique em "Adicionar Foto de Perfil"(Só é exibido quando o comentário é publicado como Conta do Google).